O Que São Lactobacilos ?

modified-funny-bacteria-by me

Como os lactobacilos agem no organismo ?

Os lactobacilos são bactérias do gênero facultativa gram-positiva, que convertem lactose e outros açúcares simples em ácido láctico. Lactobacilos são geralmente benignos — e até necessários — ao corpo humano. A produção de ácido láctico faz com que o ambiente fique ácido, o que inibe o crescimento de outras bactérias nocivas.
Nossa flora intestinal é composta por um equilíbrio dos lactobacilos bons e maus. Ou seja, temos um conjunto de muitas espécies de bactérias que, quando estão equilibradas, não causam problemas à saúde, mas, caso contrário podem provocar doenças, alergias. Os microorganismos considerados bons (lactobacilos ou probióticos) devem ser maioria no intestino

Eles tendem a melhorar e regular todo o funcionamento da flora intestinal, além de combater as substâncias tóxicas e causadoras do câncer. Não só fortalecem o sistema imunológico, como minimizam os efeitos colaterais provocados por antibióticos – que desequilibram o intestino.

Algumas espécies de lactobacilos são usadas industrialmente na produção de iogurte, chucrute, picles e outros alimentos fermentados. Alguns iogurtes contêm lactobacilos como suplemento para a dieta.

Fonte: Yahoo Respostas

Lactobacilos Vivos

Você já viu como existem propagandas de iogurtes que falam em “Lactobacilos Vivos”? Mas o que é isso ? Já parou para pensar? Afinal de contas, o que estamos tomando junto com esse iogurtes da vida ?

Antes de começarmos a falar dos Lactobacilos, leia um pouco mais sobre as bactérias. Por quê? Porque Lactobacilos são bactérias. Leia aqui em Bactérias : Vilãs ou Mocinhas ?

Os Lactobacilos são os Probióticos, ou seja: são bactérias que agem em um substrato e produzem alguns benefícios. No caso o substrato é o nosso intestino, que possui 100 trilhões de bactérias. E você se enganou se pensou que isso significa que é um intestino doente. Não! Um intestino saudável tem que ter cada milímetro coberto pelas bactérias certas.

Em um intestino saudável a flora bacteriana tem que estar lá para ajudar o nosso corpo a digerir e a produzir certas vitaminas. Se o intestino não tem uma parte desta flora, ai a coisa pega . O que ocorre é a diobiose, o desequilíbrio nesta flora. Então , entra em cena os Lactobacilos, que ajudam a combater essa carência de bactérias.

O gênero Lactobacillos é numeroso e tem uma grande vantagem: quando ingerimos essas bactérias com o nosso iogurte, elas atravessam o estômago ( um ambiente muito ácido) e sobrevivem. Chegam ao intestino para fazer o seu trabalho. No intestino, os Lactobacilos se reproduzem bem rápido, pois lá é um ambiente propício para elas. E começam o seu trabalho de fazer com que o intestino trabalhe legal e também sintetizam as vitaminas do complexo B, que necessitamos.

Encontramos naturalmente estas bactérias no leite. Mas nestes iogurtes que encontramos no mercado, os Lactobacilos foram geneticamente manipulados e 100 % deles chegam vivos ao nosso intestino- coisa que não ocorre com os não manipulados.

Por isso a propaganda : Lactobacilos VIVOS!!!

Fonte: Pesquisa de Química

 

 

 

 

.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s